terça-feira, 18 de junho de 2013


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – REFERENTE AO 4º ENCONTRO –15/05/2013 – PERÍODO MANHÃ

RITA DE CASSIA GANDIA ROMANCINI
FERNANDA APARECIDA MAYER CASARIN
DAISY ROSANA COSTOLA ALBURQUERQUE
ALBA VERONA BRITO GIBRAIL
AMANDA ELOIZA MAISON VIEIRA
SÔNIA REGINA ZAQUER SANCHES
SORAIA REGINA LOPES MARQUES DE SANTANA

Situação de aprendizagem referente ao texto O avestruz - Mário Prata.
Público alvo: 6º ano - 2º Bimestre.
Objetivos: Localizar e comparar informações; produzir inferências locais e globais; recuperar o contexto de produção; perceber relações de intertextualidade e interdiscursividade; reconhecer outras linguagens; elaborar apreciações relativas a valores éticos e/ou estéticos.
Tempo previsto: 6 aulas.
Estratégias: descritas na situação de aprendizagem.
Recursos: Caderno do Aluno, xerox,livros e internet.
Avaliação: participação oral e escrita durante o desenvolvimento da situação de aprendizagem.

O avestruz - Mário Prata

1- Ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
O professor iniciará a aula fazendo algumas perguntas, tais como:
• Vocês conhecem esse animal?
• Vocês já viram pessoalmente esta ave?
• Como é um avestruz? O que ele come?
• O avestruz é um animal doméstico?
• Vocês já leram outro texto de Mário Prata?
Outras questões podem surgir no momento da aula e serão compartilhadas com a
classe.

2- Localização de informações; comparações; generalizações.
 Os textos serão disponibilizados com os alunos lendo silenciosamente e anotando as
palavras desconhecidas. A seguir o professor fará uma leitura em voz alta. Ao término pode-se fazer o seguinte questionamento:
• Por que o garoto queria o avestruz?

 3- Produção de inferências locais e globais.
 Neste momento haverá a socialização dos termos desconhecidos levantados pelos alunos.
Mais adiante o professor fará algumas inferências perguntando-lhes:
• O que o autor quis dizer com ‘uma fêmea de avestruz com TPM é perigosíssima?’
• Por que o narrador sugere que o menino procure um psicólogo?

 4- Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
  O docente pode apresentar o livro do qual foi extraído o texto. Pode-se falar rapidamente sobre o autor e em que ano o texto foi escrito. Algumas perguntas cabem neste tópico, como:
• Vocês gostaram do texto?
• Acharam divertido? Ficaram com vontade de ler outros textos do autor?

 5- Percepção das relações de intertextualidade e interdiscursividade.
 Neste item o professor voltará a fazer algumas perguntas revisitando o texto e formulando questões, como:
• É permitido em apartamentos ou condomínios ter animal de estimação exótico?
• O que vocês entendem por animais exóticos? Por que são classificados dessa forma?
• Saberiam citar outros animais considerados exóticos? (pode-se sugerir uma pesquisa sobre o tema).
• Qual é a relação do ditado estômago de avestruz com o texto? Comprove sua resposta com um trecho.

 6- Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou estéticos.
 Pedir para os estudantes observarem a imagem (avestruz e menino) e fazerem uma relação com o sentido do texto. Algumas perguntas podem ser feitas neste momento:
• O que causou o tom de humor no texto?
• Quais os argumentos utilizados pelo narrador para convencer o menino a desistir da
ave?
• Em que conotação (sentido) foi usada a palavra gigolô no final do texto?

• O que podemos observar na atitude insistente do garoto em querer de qualquer maneira o avestruz em seu apartamento?

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