terça-feira, 18 de junho de 2013

Proposta de Situação de Aprendizagem (Texto: Meu primeiro beijo)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – REFERENTE AO 4º ENCONTRO –
15/05/2013 – PERÍODO DA TARDE
1 – Angela Elizabeth Santos Nascimento Pinto
2 – Andresa R. Ferreira
3 – Elisabete Bandeli Scarin
4 – Gláucia Aparecida Valeriano Bosso
5 – Joceli Mª Miguel Baena Lopes
6 – Jocilene Ferreira Ruscillo
 7 - Leonice Alves dos Santos
8 - Luci Vieira Alves
9 – Maria Aparecida Boldrin Pessoto
10 – Tereza Alves dos Santos 

TEXTO – Meu Primeiro Beijo – Antonio Barreto
Situação de aprendizagem - 9º ano – 2º bimestre.
Objetivo – Espera-se que os alunos aprendam a localizar e comparar informações, fazer inferências, recuperar o contexto de produção e perceber outras linguagens.
Tempo previsto – 6 aulas
Estratégias descritas abaixo
Recursos utilizados – Xerox do texto, caderno do aluno, filme, livros e internet.
Avaliação – participação oral e atividades desenvolvidas durante todo o processo da situação de aprendizagem. Reescrita do bilhete.

1 – Ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição; checagem de hipóteses
(com aluno).
       • Mostrar quadro/foto/obra sobre beijo;
       • Questionar aos alunos sobre o que sugere o primeiro beijo? Qual é o significado do 1º
       beijo na vida de uma pessoa? Qual é o perfil da pessoa que não esqueceria o 1º beijo?
       É possível esquecer o 1º beijo? Seria o beijo um ritual de passagem da infância para a
       adolescência?  E hoje em dia, com que idade costuma se dar o primeiro beijo?
       • Embora seja uma situação íntima, você conhece alguém que tenha relatado a experiência
       do primeiro beijo em um lugar inusitado? Se a resposta for afirmativa, relate essa experiência.

2 – Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
       • Fazer um questionamento aos alunos para localizar informações: Quantos anos teriam
       os adolescentes? Quem contou o relato? Quais seriam as características dos envolvidos no
       beijo? E o lugar?

3 – Produção de inferências locais; produção de inferências globais.
       • Quais os termos desconhecidos pelos alunos?
       • O que o autor quis dizer com “letrinha miúda”? (inferência local)
       • Qual seria o significado de “glicose do meu metabolismo”? (inferência global).

4 – Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da
leitura.
       • Pesquisar sobre o autor (biografia);
       • Debate sobre a sexualidade com a finalidade de refletir a respeito do beijo na adolescência.
   
5 – Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
       • Mostrar cenas do filme “Meu primeiro amor”.

6 – Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas;
elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou político
       • Em “Você é a glicose do meu metabolismo” responda:
       - Por que o autor usou a palavra “glicose” ao invés de açúcar?
       - Reescreva este bilhete sem o uso da metáfora.
       • Discurso oral sobre o beijo. O que significa hoje e em tempos mais antigos (como acontecia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário