Proposta de Situação de Aprendizagem (Texto: Meu primeiro
beijo)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – REFERENTE
AO 4º ENCONTRO –
15/05/2013 – PERÍODO DA TARDE
1
– Angela Elizabeth Santos Nascimento Pinto
2
– Andresa R. Ferreira
3
– Elisabete Bandeli Scarin
4
– Gláucia Aparecida Valeriano Bosso
5
– Joceli Mª Miguel Baena Lopes
6
– Jocilene Ferreira Ruscillo
7 - Leonice Alves dos Santos
8
- Luci Vieira Alves
9
– Maria Aparecida Boldrin Pessoto
10
– Tereza Alves dos Santos
TEXTO – Meu Primeiro Beijo – Antonio Barreto
Situação de aprendizagem - 9º ano – 2º bimestre.
Objetivo –
Espera-se que os alunos aprendam a localizar e comparar informações, fazer
inferências, recuperar o contexto de produção e perceber outras linguagens.
Tempo previsto –
6 aulas
Estratégias descritas
abaixo
Recursos utilizados –
Xerox do texto, caderno do aluno, filme, livros e internet.
Avaliação –
participação oral e atividades desenvolvidas durante todo o processo da
situação de aprendizagem. Reescrita do bilhete.
1 – Ativação de conhecimentos
prévios; antecipação ou predição; checagem de hipóteses
(com aluno).
• Mostrar quadro/foto/obra sobre beijo;
• Questionar aos alunos sobre o que
sugere o primeiro beijo? Qual é o significado do 1º
beijo na vida de uma pessoa? Qual é o
perfil da pessoa que não esqueceria o 1º beijo?
É possível esquecer o 1º beijo? Seria o
beijo um ritual de passagem da infância para a
adolescência? E hoje em dia, com que idade costuma se dar o
primeiro beijo?
• Embora seja uma situação íntima, você
conhece alguém que tenha relatado a experiência
do primeiro beijo em um lugar inusitado?
Se a resposta for afirmativa, relate essa experiência.
2 – Localização de informações;
comparação de informações; generalizações.
• Fazer um questionamento aos alunos
para localizar informações: Quantos anos teriam
os adolescentes? Quem contou o relato?
Quais seriam as características dos envolvidos no
beijo? E o lugar?
3 – Produção de inferências
locais; produção de inferências globais.
• Quais os termos desconhecidos pelos
alunos?
• O que o autor quis dizer com “letrinha
miúda”? (inferência local)
• Qual seria o significado de “glicose
do meu metabolismo”? (inferência global).
4 – Recuperação do contexto de
produção; definição de finalidades e metas da atividade da
leitura.
• Pesquisar sobre o autor (biografia);
• Debate sobre a sexualidade com a
finalidade de refletir a respeito do beijo na adolescência.
5 – Percepção das relações de
intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
• Mostrar cenas do filme “Meu primeiro
amor”.
6 – Percepção de outras linguagens;
elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas;
elaboração de apreciações
relativas a valores éticos e/ou político
• Em “Você é a glicose do meu
metabolismo” responda:
- Por que o autor usou a palavra
“glicose” ao invés de açúcar?
- Reescreva este bilhete sem o uso da
metáfora.
• Discurso oral sobre o beijo. O que
significa hoje e em tempos mais antigos (como acontecia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário